Clínica do Luto

Eu trabalho especificamente com situações de mortes repentinas, são aquelas que ocorrem sem aviso anterior e requerem compreensão e intervenção especiais:

– Acidente, Suicídio e ‘Covid-19’ são os casos mais comuns que atendo. Assim como, ataque cardíaco e homicídio.

A maioria das pessoas vivencia uma diminuição gradual da intensidade do luto à medida que se adaptam à perda. A adaptação não acontece de uma vez, leva tempo e o sofrimento tem seus altos e baixos.

De um modo geral, o período agudo pode durar de semanas a vários meses. Para alguns, o processo de adaptação pode ser prejudicado e a intensidade do luto permanece alta. Esta é uma condição que precisa ser avaliada, para identificar um luto prolongado.

O luto prolongado é marcado por um desejo persistente e tristeza pelo falecido, descrença ou incapacidade de aceitar a perda. Sem tratamento, aumenta o risco de uso de substâncias, distúrbios do sono, funcionamento imunológico prejudicado e ideação suicida.

SITUAÇÕES QUE COMPROMETEM O LUTO

Após a perda de uma pessoa amada, por exemplo, você sente culpa como se tivesse fracassado, sente dificuldade para se concentrar em atividades que antes realizava com tranquilidade, sente dificuldade em se relacionar novamente, sente dificuldade em lidar com as pessoas ao seu redor. O seu corpo dói, o cansaço e o isolamento se tornam presentes.

Essas manifestações são comuns, em um primeiro momento.  Porém, situações de risco podem comprometer o processo do luto:

  • Falta de apoio social,
  • Falta de espaço para expressar o luto,
  • Dificuldade prolongada de retomar as atividades diárias,
  • Sofrimento intenso e sintomas físicos,
  • Dificuldade de relacionamentos,
  • Irritabilidade excessiva,
  • Sentimentos de culpa,
  • Pensamentos suicidas,
  • Pensamentos obsessivos,
  • Depressão,
  • Ansiedade,
  • Uso abusivo de álcool e outras drogas.

Ao identificar as situações descritas acima é importante procurar um profissional especializado, para avaliar a necessidade de ajuda e tratamento.

COMO A PSICOTERAPIA PODE AJUDAR?

Buscar ajuda em um momento delicado é um passo fundamental para sua saúde física e emocional. Durante o acompanhamento, é possível ajudar o paciente a dar voz as suas dores, a compreender e lidar com o processo de luto, através do acolhimento adequado. Porque o principal questionamento é se vale a pena viver depois da morte do seu ente querido. Eu acredito que existe uma luz na escuridão, acredito que é possível encontrar maneiras para se reconstruir. É fácil? De maneira alguma, mas com ajuda existe uma esperança.

O ATENDIMENTO É REALIZADO ATRAVÉS DE UMA CONSULTA PARTICULAR COM HORA MARCADA.


Entre em Contato para Agendar:

Informações e inscrições, nos canais abaixo:
 (41) 99155 7736
[email protected]


Depoimentos

  • Cris, Eu quero te agradecer por tudo que você fez ao longo desse ano, por mim, por ter me orientado, dedicado seu tempo a mim. Eu agradeço, agradeço a Deus por ter te colocado no meu caminho e posso dizer a você que tudo mudou... tudo mudou... tudo mudou... Hoje estou firme nos propósitos de Deus, voltei a trabalhar e devo isso a algumas pessoas. Primeiramente a Deus e a Deus por ter colocado pessoas iguais a você, colocar o teu profissional ao meu dispor e feito de uma forma fantástica, com carinho, com atenção. Eu te agradeço, peço e louvo a Deus pela sua vida e peço bençãos dos céus para você, sobre a sua cabeça e que você continue essa profissional fantástica e exemplar. Um 2020 estupendo, porque você merece, você é uma pessoa do bem. E mais uma vez obrigado, eu não tenho como pagar a minha dívida de gratidão. Mas, tenha certeza que você sempre vai estar nas minhas orações.

    S.T.D.
  • Cris, Sei que ainda tem bastante coisas para ajustar! Mas, tudo que fizemos até aqui me ajudou a ter mais confiança em mim mesma, para enfrentar um dia de cada vez. E olhar com mais respeito e carinho para minha história. Você estará no meu coração sempre, sou grata a Deus, por ter te conhecido em um momento tão delicado.

    C.R.F.
  • Cris, Você me deu uma paz muito grande, você me escutou com cuidado. Te amei, amei tanto, tanto. Agradeço a Deus por ter te colocado no meu caminho.

    R. P.
  • Cris, Quero te dizer que consegui uma vaga de emprego. Te agradeço por fazer parte da minha conquista.

    E. A.
  • Cris,  Eu só tenho que te agradecer. Você me ajudou a entender o luto da minha filha, que eu posso ser feliz novamente, que eu posso me cuidar. 

    R. S.
  • Feliz dia do Psicólogo!! Muito obrigada pelo trabalho que você faz comigo e por toda ajuda! Agradeço do fundo do meu coração, mudou minha vida!

    A. V.